As obras do Ramal do Salgado, equipamento hídrico que será entregue em 2027 está com 10% de execução. A informação foi divugada durante visita realizada pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes, e da vice-governadora Jade Romero visitou, nesta quarta-feira (11).
O Ramal do Salgado, irá beneficiar mais de 5 milhões de cearenses em 54 municípios. Com 35 km de extensão, a estrutura conta com mais de R$ 622 milhões investidos entre Governo do Ceará e União.
O objetivo central da obra é garantir a segurança hídrica para regiões do estado, sobretudo a região sul, incluindo também a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A estrutura faz parte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF).
Durante a visita, a vice-governadora Jade Romero comentou sobre o andar das obras e o benefício que será levado aos cearenses.
Estamos falando de uma obra que está gerando quase 500 empregos nesta região. Ter água na torneia representa vida, desenvolvimento em diversos setores e crescimento do Ceará. O Governo do Estado tem a satisfação de se fazer presente aqui e ver o andamento dessa obra grandiosa e importante para os cearenses”, disse.
A estrutura tem Início no km 30 do Trecho IV (Ramal do Apodi), na divisa entre Ceará e Paraíba. Em território cearense, percorre os municípios de Ipaumirim e Lavras da Mangabeira.
Andamento do Cinturão das Águas
Durante a visita ao Ramal do Salgado, também foi observado o andamento das obras do Cinturão das Águas. A obra já está com 86% de conclusão. No final de maio deste ano, o governador Elmano de Freitas anunciou que o número de máquinas no local saltaria de 150 para 200 visando acelerar os trabalhos. A previsão de entrega para a estrutura é junho de 2026.
O Cinturão das Águas terá 145 km de extensão e irá beneficiar cerca de 800 mil pessoas. A estrutura é abastecida pelo Eixo Norte do PISF, por meio da barragem de Jati.