Durante o encontro, que reuniu parlamentares do PL, União Brasil e PDT, o ex-prefeito de Fortaleza destacou que sua filiação oficial acontecerá em junho, e classificou a decisão como “amadurecida”. Ele também se colocou como pré-candidato ao Governo do Estado, embora tenha ressaltado que o nome definitivo será fruto de um processo coletivo e baseado em critérios objetivos.
“Essa é uma frente com uma diversidade de lideranças muito grande, mas que vai caminhar para a unidade. A única definição até agora é a de Alcides Fernandes para o Senado, o restante está em construção”, afirmou Roberto Cláudio.
Unidade com diversidade
O ex-deputado federal Capitão Wagner, presidente do União Brasil no Ceará, celebrou a chegada de Roberto Cláudio ao grupo, mas lembrou que o bloco oposicionista conta com outros nomes também dispostos a disputar o Governo em 2026. Entre eles, mencionou o próprio nome, o deputado federal Moses Rodrigues e colocou que o deputado federal Danilo Forte também deixou o nome à disposição nesta semana.
“Roberto Cláudio sabe que o partido tem várias lideranças. Se o nome dele estiver melhor posicionado, será o candidato. Mas ele tem consciência da pluralidade do grupo”, pontuou Wagner.
Alcides para o Senado
O deputado estadual Alcides Fernandes, que já foi apontado como nome de consenso da oposição para a disputa ao Senado Federal, destacou o gesto político de Roberto Cláudio ao participar da campanha de André Fernandes na eleição de Fortaleza em 2024, mesmo sendo de outro partido à época.
“Roberto foi para as ruas defender o André, deixou de lado vaidades e mostrou compromisso com o projeto. É um nome muito qualificado para disputar o Governo do Estado”, avaliou Alcides.
Próximos passos
A cerimônia oficial de filiação está prevista para ocorrer na primeira quinzena de junho, com a presença de lideranças nacionais, como o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, o presidente do União Brasil, Antônio Rueda, e o presidente do PP, Ciro Nogueira, que integra federação com a nova legenda de Roberto Cláudio e ACM Neto de acordo com as informações do presidente estadual da legenda no estado, Capitão Wagner.