As provas estão agendadas para os dias 9 e 16 de novembro. Para quem não tem isenção, a inscrição custa R$ 85,00.
Confira o cronograma:
Inscrições do Enem 2025 vão até 6 de junho;
Provas estão agendadas para os dias 9 e 16 de novembro.
Veja mudanças:
Resultado volta a valer como diploma do Ensino Médio;
Alunos do 3º ano do Ensino médio da rede pública estão automaticamente pré-inscritos;
Prova terá data diferente em três cidades do Pará por conta da Cop 30.
Nesta edição, candidatos maiores de 18 anos podem usar o resultado da prova para obter o diploma do Ensino Médio, além de concorrer a vagas em universidades públicas brasileiras, instituições estrangeiras e bolsas em faculdades particulares.
“A norma altera a Portaria MEC nº 458/2020, com o intuito de contribuir para a valorização do Enem como instrumento de política educacional, reforçando seu caráter de avaliação da conclusão da educação básica e sua capacidade de atender aos diferentes perfis de participantes”, afirmou o Ministério da Educação (MEC) sobre as diretrizes da edição 2025, publicadas na sexta-feira, 23.
Ainda segundo o edital, os regularmente matriculados no terceiro ano do ensino médio das escolas públicas estarão automaticamente pré-inscritos. De todo modo, eles precisarão acessar a página do participante para confirmar as informações e escolher a opção de línguas da prova.
“Pela primeira vez, os alunos concluintes de escola pública estarão com inscrição pré-preenchida no sistema, uma forma de simplificar o processo e estimular a participação, disse o ministro da Educação, Camilo Santana.
Datas diferentes no Pará :Por conta da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, o Enem 2025 será realizado nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro./AE