O número de hospitais regionais no Ceará, uma estratégia de regionalização de serviços de saúde de média e alta complexidade do Governo do Ceará, saltará de quatro para sete com as construções dos Hospitais Regionais do Centro-Sul (HRCS), em Iguatu; dos Sertões de Crateús, em Crateús; e do Maciço de Baturité, em Baturité.
Nesta quinta-feira, 15, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) anunciou que o edital para definir a empresa que será responsável por construir o Hospital Regional do Centro-Sul será publicado no próximo dia 26 de maio. O processo licitatório, na modalidade Concorrência Eletrônica Integrada, terá as propostas abertas no dia 22 de agosto.
O Hospital Regional terá um perfil para atendimentos de média e alta complexidade, alcançando, principalmente, os 17 municípios que estão no Centro-Sul/Vale do Salgado. A construção da unidade faz parte da política de regionalização da assistência da Saúde do Ceará, que tem o objetivo de garantir que os pacientes sejam atendidos mais perto de casa, evitando longos deslocamentos.
A previsão é que a unidade, que fará parte da rede da Secretaria da Saúde do Ceará, tenha 240 leitos e realize serviços em diferentes especialidades, incluindo Obstetrícia, Cardiovascular, Traumatologia e Oncologia.
Atualmente, o Ceará conta com quatro hospitais regionais em funcionamento e com o Hospital Universitário do Ceará inaugurado há dois meses.
As obras do Hospital Regional do Sertão dos Crateús já estão em andamento. Já a concorrência eletrônica para contratação integrada para construção do Hospital Regional do Maciço de Baturité terá as propostas abertas no dia 24 de junho.
Uma vez definida a empresa ganhadora da licitação, a Superintendência de Obras Públicas (SOP) é quem vai acompanhar a elaboração dos projetos executivos e fiscalizar a execução da obra, orçada em R$ 355,6 milhões.
Os hospitais
Hospital Regional do Centro-Sul (Iguatu)
O Hospital Regional do Centro-Sul será erguido em Iguatu, no Centro-Sul do Ceará. O terreno escolhido para a construção possui 54 mil metros quadrados e está localizado na Avenida do Contorno, próximo ao Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE). A área foi desapropriada pelo governo estadual, com investimento estimado em R$ 2,9 milhões. A unidade atenderá a população de 17 municípios da região, oferecendo serviços de média e alta complexidade, incluindo urgência e emergência, pediatria, obstetrícia e cirurgia geral.
Hospital Regional dos Sertões de Crateús (Crateús)
O Hospital Regional dos Sertões de Crateús será construído em Crateús. A obra visa atender a uma população de aproximadamente 500 mil pessoas, oferecendo serviços de urgência e emergência, além de especialidades médicas.
Hospital Regional do Maciço de Baturité (Baturité)
O Hospital Regional do Maciço de Baturité será implantado em Baturité, na região serrana do estado. A unidade atenderá a população de municípios como Baturité, Guaramiranga, Mulungu e Pacoti, oferecendo serviços de urgência e emergência, além de especialidades médicas.