Um novo capítulo na história industrial do Ceará está prestes a ser escrito. A estrutura onde antes funcionava a fábrica da Troller, em Horizonte — na Região Metropolitana de Fortaleza —, será palco de uma nova era automotiva. A expectativa é alta: a primeira unidade deve sair da linha de produção já em novembro de 2025. O anúncio oficial com detalhes exclusivos está marcado para o Salão de Xangai, em 23 de abril de 2025.
O local, que até 2021 era sede da Troller, marca da Ford, retorna agora ao cenário nacional com força total. A antiga fábrica foi repassada ao Governo do Ceará em 2024, repetindo o modelo da planta de Camaçari (BA), também transferida após a saída da Ford do Brasil — lá, a BYD está finalizando sua própria operação.
Com aporte inicial estimado em R$ 200 milhões, o novo Polo Automotivo do Ceará será um hub de inovação, reunindo diferentes montadoras — algumas delas de origem chinesa — com foco em veículos eletrificados. Os nomes, mantidos em sigilo por enquanto, alimentam ainda mais a curiosidade do mercado.
De início, apenas um modelo elétrico exclusivo será produzido, voltado ao público brasileiro. Para 2026 e 2027, o plano é ousado: expandir para uma linha com seis novos modelos. A estrutura será um motor para o desenvolvimento econômico regional, abrindo cerca de 400 vagas de emprego diretas nos próximos meses.
A movimentação já começou nos bastidores. O Sindicato dos Cegonheiros do Ceará uniu forças com a Agência de Desenvolvimento Econômico local para estruturar a logística de escoamento dos cerca de 80 mil veículos por ano que o polo pretende entregar. A engrenagem está girando — e promete transformar o Ceará em referência nacional na produção de carros elétricos.