O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é derrotado por Pablo Marçal (PRTB) em um eventual segundo turno, de acordo com pesquisa AtlasIntel divulgada nesta terça-feira (01). Marçal lidera com cinco pontos de vantagem sobre o atual presidente, refletindo um descontentamento crescente entre a população, especialmente entre os mais pobres, que enfrentam a inflação alta e o aumento da dificuldade de acesso a alimentos básicos. A inflação, que afeta diretamente os brasileiros de menor poder aquisitivo, é vista como uma das grandes responsáveis pela crise de confiança no governo Lula.
Além disso, a pesquisa revelou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) supera Lula por dois pontos, mesmo sendo inelegível no momento. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), empata com Lula, evidenciando a crescente insatisfação popular. A margem de erro é de 1 ponto percentual, o que torna a disputa ainda mais acirrada e coloca a gestão de Lula sob forte pressão.
A Justiça Federal condenou Marçal a uma inelegibilidade de oito anos por abuso de poder, mas a decisão ainda cabe recurso.