Você sabia que o 1º de abril é mais do que apenas um dia para fazer brincadeiras? Em diversos países, essa data é celebrada como o Dia da Mentira. Mas de onde vem essa tradição? Vamos descobrir!
Nos Estados Unidos e na Inglaterra, a data é conhecida como April Fool’s Day (Dia dos Bobos de Abril), enquanto na Itália e França, é chamada de Pesce d’Aprile e Poisson d’Avril, respectivamente, com a famosa brincadeira de colar peixinhos de papel nas costas dos amigos. Mas por que 1º de abril? A origem remonta ao século XVI, quando o Papa Gregório XIII mudou o calendário para o Novo Estilo, mas muitos resistiram à mudança e continuaram celebrando o ano novo no final de março e 1º de abril. E foi assim que o dia ficou conhecido como o "ano novo de mentira", repleto de pegadinhas.
Curiosamente, a data também tem raízes no antigo Festival de Hilária, celebrado na Roma antiga em honra à deusa Cibele, onde as pessoas se divertiam com festas e brincadeiras. No Brasil, a tradição começou em 1828, quando o jornal "A Mentira" publicou uma notícia falsa sobre a morte de Dom Pedro I.
E as mentiras não param por aí! Empresas e mídias aproveitam para criar pegadinhas, como a BBC, que em 1980 anunciou a troca do mecanismo de ponteiros do Big Ben por um mostrador digital. Nos Estados Unidos, em 1992, a NPR enganou ouvintes com uma falsa entrevista do ex-presidente Richard Nixon, afirmando que ele se candidataria novamente à presidência.
Curioso, não? O 1º de abril continua sendo o dia para testar nossa credulidade e celebrar as pegadinhas mais criativas!