O pequeno Juwan, de apenas 2 anos, está enfrentando uma dura batalha após perder a visão de um dos olhos devido a uma infecção ocular causada por herpes labial. O vírus herpes simplex (HSV) se instalou em seu olho esquerdo após um beijo de uma pessoa infectada, deixando danos irreversíveis.
Michelle Saaiman, mãe de Juwan, relembra com tristeza o momento do diagnóstico: "Pensei que fosse uma pegadinha de 1º de abril atrasada", conta ela, surpresa ao descobrir que o filho havia contraído herpes ocular apenas por um beijo.
A infecção se desenvolveu de forma agressiva, começando em agosto, quando Juwan tinha 1 ano e 4 meses. Seus olhos começaram a apresentar sinais de infecção, e apesar do tratamento com colírios antibióticos, a situação se agravou. O vírus atingiu a córnea do menino, formando bolhas que comprometeram a visão. Infelizmente, os esforços médicos não conseguiram reverter o quadro, e a infecção progrediu, causando a perda total da visão no olho afetado.
A falta de lubrificação fez com que o globo ocular de Juwan começasse a se deteriorar, criando uma ferida de quatro milímetros. A família vive com o temor de infecções constantes e da possível perda total do olho.
Diante da gravidade do caso, Juwan foi levado para tratamento especializado na Cidade do Cabo, na África do Sul. Ele já passou por um enxerto de âmnio e teve as pálpebras costuradas para proteger o olho. Em abril, uma nova cirurgia está programada para transferir nervos da perna para o local afetado. Se tudo correr bem, um transplante de córnea poderá ser realizado no próximo ano.
Michelle, com a dor no coração, expressa: “É muito injusto que uma criança tão pequena passe por tudo isso”. Ela se apega à esperança de que o filho possa recuperar parte de sua visão e melhorar sua qualidade de vida.
????Leia mais em portalcn.com.br.